DA COMPOSIÇÃO AO CLIPE
o básico que você precisa saber para cadastrar e garantir os seus direitos,
DA COMPOSIÇÃO AO CLIPE.
Se você chegou até aqui é porque deve ter tido uma consultoria ou mentoria comigo, visto minha fala por ai, ou então, alguém que te ama te passou esse link maroto!
Deixei aqui um passo a passo com todas as informações que conversamos durante a consultoria, um guia básico para cadastro e organização burocrática de obra, fonograma e vídeo clipe.
Também, os links para os manuais de orientações das próprias instituições, recomendo MUITO a leitura de cada um deles antes de iniciar os processos.
Espero que te ajude a organizar o teu catálogo!
E qualquer dúvida, me escreva!
Até!
SOCIEDADE ARRECADADORA
Primeiro passo é a sua filiação em uma Associação Arrecadadora, o processo é gratuito.
É através da sua Sociedade Arrecadadora ou Associação que você receberá seus rendimentos, arrecadados pelo Ecad.
São 7 Associações, as principais são a UBC e Abramus.
Após a filiação, é hora de cadastrar teu catálogo.

CADASTRO DE OBRA
O cadastro da obra deve ser realizado pelo autor (ou sua editora), através do sistema da sua Associação.
Tenha em mãos o nome completo e cpf dos teus parceiros.
Ao cadastrar a obra é gerado o ISWC.

CADASTRO DE FONOGRAMA
O cadastro do fonograma só pode ser feito pelo produtor fonográfico.
Tenha o nome completo e cpf de todos os músicos que participam da gravação, além da ficha técnica com os instrumentos que cada músico tocou.
Ao cadastrar o fonograma é gerado o ISRC, que é como o cpf do fonograma.

Nunca gere ISRC através das distribuidoras digitais.
Caso isso já tenha acontecido, regularizar o quanto antes.
Leia o comunicado do Ecad aos titulares de direito aqui.
CADASTRO DE VIDEOFONOGRAMA
O cadastro do VIDEOFONOGRAMA também deve ser realizado pelo produtor fonográfico. Tem o mesmo corpo do fonograma, já que estamos usando a mesma faixa/gravação/fonograma.
A diferença entres os ISRCs, é que nesse cadastro ele carrega a informação de mídia.
No caso da UBC, essa informação é gerada quando selecionamos a opção de DVD na hora do cadastro.




Os documentos da ANCINE são absolutamente necessários para que seu clipe seja exibido em canais como Multishow, CanalBis e MTV, por exemplo.
Precisamos de dois certificados, o CPB e o CRT.
Sem eles não temos exibição.
Primeiro, registramos o CPB, com ele em mãos, pedimos o CRT.
SAD | CADASTRO USUÁRIO
SAD
O primeiro passo é se cadastrar no SAD, Sistema Ancine Digital.
O cadastro de pessoa física sai rapidinho, após o envio dos documentos pessoais
É possível fazer o cadastro no CNPJ, um pouco mais burocrático, mas também de fácil organização.

CPB | Certificado de Produto Brasileiro
REQUERIMENTO DE CPB
O CPB do clipe deve ser solicitado como
obra não publicitária
Não deixe de ler o
manual do CPB anexado abaixo.
atenção ao cadastrar o videoclipe
Coloque todas as informações de forma mais completa possível.
Caso você já tenha o ISRC do clipe, vale inclui-lo na sinopse.
O seguimento de mercado pretendido é de TV PAGA, considerado canal por assinatura.
você está cadastrando:
- obra brasileira não publicitária
- obra não seriada
- video musical
- comunicação eletrônica de massa por assinatura (difusão em TV PAGA)

A emissão do CPB leva até 30 dias, fique de olho no email cadastrado.
Assim que você receber o CPB por email, deve iniciar o requerimento do CRT.
CRT | Certificado de Registro de Título
REQUERIMENTO DE CRT
O CRT deve ser solicitado assim que recebido o CPB.
Para o requerimento será necessário o número de registro do CPB.
Não deixe de ler o
Aqui o manual do CRT disponibilizado pela Ancine.
não esqueça de checar todos os dados.
- obra não publicitária brasileira
- obra não seriada
- video musical
- comunicação eletrônica de massa por assinatura (difusão em TV PAGA)
Se você é o único produtor da obra, você fará essa declaração no inicio do registro.
Caso necessário, abaixo você encontra modelos de termos de cessão da Ancine abaixo.


Ao finalizar o requerimento será gerada uma GRU para pagamento da taxa da CONDECINE.
Após o pagamento do boleto, o CRT é enviado em até 3 dias.
Com CPB e CRT em mãos o seu clipe está pronto para ser exibido.

APRESENTAÇÃO
Deixamos aqui a apresentação usada na consultoria.
Mas qualquer dúvida, não deixa de falar com a gente, ok?
SOBRE PAMELLA GACHIDO
Pamella Gachido tem 20 anos de experiência em diferentes áreas da cultura e entretenimento.
Como sócia e diretora da Pedra Onze, agência cultural e selo musical, realiza diferentes projetos com base na música: gestão de carreira, criação, curadoria, consultoria; direção artística e executiva de shows, álbuns, projetos audiovisuais e de educação.
Também é curadora, diretora e roteirista do programa Caça Joia exibido pelo Globoplay e Canal Futura, e agencia as carreiras artísticas de Chinaina, Banda Del Rey, Guilherme Guedes e Mini Joia.
Pamella é bacharel em Comunicação Social, Rádio e Tv pela Cásper Líbero, tem especializações em Direito Autoral, e Música e Negócios pelo MCT e Instituto Gênesis da PUC RJ; e também em Fotografia, Laboratório e Processos Históricos pelo International Center of Photography em Nova York.
DIREITO AUTORAL E AUTOGESTÃO NA MÚSICA
Ainda tem dúvida?
Marca um papo com a gente.