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DA COMPOSIÇÃO AO CLIPE

o básico que você precisa saber para cadastrar e garantir os seus direitos,

DA COMPOSIÇÃO AO CLIPE.

Se você chegou até aqui é porque deve ter tido uma consultoria ou mentoria comigo, visto uma palestra, assistido ao vídeo do PROAC 39/2021, ou então, alguém que te ama te passou esse link maroto!

 

Meu nome é Pamella Gachido, sou sócia e diretora da Pedra Onze, agência cultural focada em música. 

Sou empresária de Chinaina, Guilherme Guedes, Max B.O., da Del Rey. Também sou diretora e curadora do Caça Joia - programa produzido pela Pedra Onze, em exibição pelo Globoplay e Canal Futura. 

Preparei um passo a passo com todas as informações que conversamos durante a consultoria, um guia básico para registro e organização burocrática de obra, fonograma e vídeo clipe.  

Deixei também os manuais de orientações das próprias instituições, recomendo MUITO a leitura de cada um deles antes de iniciar os processos.

Espero que te ajude a organizar o teu catálogo!

E qualquer dúvida, me escreva!
 

Até!

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SOCIEDADE ARRECADADORA

Primeiro passo é a sua filiação em uma Associação Arrecadadora, o processo é gratuito.

 

É através da sua Sociedade Arrecadadora ou Associação que você receberá seus rendimentos, arrecadados pelo Ecad

São 7 Associações, as principais são a  UBC e Abramus

Após a filiação, é hora de cadastrar teu catálogo. 

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CADASTRO DE OBRA

O cadastro da obra deve ser realizado pelo autor (ou sua editora), através do sistema da sua Associação.

Tenha em mãos o nome completo e cpf dos teus parceiros. 

Ao cadastrar a obra é gerado o ISWC. 

 

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CADASTRO DE FONOGRAMA

O cadastro do fonograma só pode ser feito pelo produtor fonográfico.

 

Tenha o nome completo e cpf de todos os músicos que participam da gravação.

Ao cadastrar o fonograma é gerado o ISRC, que é como o cpf do fonograma. 

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Nunca gere ISRC através das distribuidoras digitais. 

 

Caso isso já tenha acontecido, regularizar o quanto antes.

No mundo real ESSES ISRCs NÃO EXISTEM!

Leia o comunicado do Ecad aos titulares de direito aqui.

CADASTRO DE VIDEOFONOGRAMA

O cadastro do VIDEOGRAMA também deve ser realizado pelo produtor fonográfico. Tem o mesmo corpo do fonograma, já que estamos usando a mesma faixa/gravação/fonograma.

A diferença entres os ISRCs, é que nesse cadastro ele carrega a informação de mídia. 

No caso da UBC, essa informação é gerada quando selecionamos a opção de DVD  na hora do cadastro.

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Os documentos da ANCINE são absolutamente necessários para que seu clipe seja exibido em canais como Multishow, CanalBis e MTV, por exemplo. 

Precisamos de dois certificados, o CPB e o CRT. 

Sem eles não temos exibição.

Primeiro, registramos o CPB, com ele em mãos, pedimos o CRT. 

SAD | CADASTRO USUÁRIO

SAD

O primeiro passo é se cadastrar no SAD, Sistema Ancine Digital. 

http://sad.ancine.gov.br/

O cadastro de pessoa física sai rapidinho, após o envio dos documentos pessoais

​É possível fazer o cadastro no CNPJ, um pouco mais burocrático, mas também de fácil organização. 

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CPB | Certificado de Produto Brasileiro

REQUERIMENTO DE CPB

O CPB do clipe deve ser solicitado como 

obra não publicitária

Não deixe de ler o

manual  do CPB anexado abaixo.

atenção ao cadastrar o videoclipe

Coloque todas as informações de forma mais completa possível. 

Caso você já tenha o ISRC do clipe, vale inclui-lo na sinopse. 

O seguimento de mercado pretendido é de TV PAGA, considerado canal por assinatura. 

você está cadastrando:

- obra brasileira não publicitária

- obra não seriada

- video musical

- comunicação eletrônica de massa por assinatura (difusão em TV PAGA)

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A emissão do CPB leva até 30 dias, fique de olho no email cadastrado.

Ao finalizar o processo, nos avise para que a gente possa acompanhar. 

Assim que você receber o CPB por email, deve iniciar o requerimento do CRT. 

 

CRT | Certificado de Registro de Título

REQUERIMENTO DE CRT

O CRT deve ser solicitado assim que recebido o CPB.

Para o requerimento será necessário o número de registro do CPB.

Não deixe de ler o

Aqui o manual  do CRT disponibilizado pela Ancine.

não esqueça de checar todos os dados. 

- obra não publicitária brasileira

- obra não seriada

- video musical

- comunicação eletrônica de massa por assinatura (difusão em TV PAGA)

Se você é o único produtor da obra, você fará essa declaração no inicio do registro. 

Caso necessário, abaixo você encontra modelos de termos de cessão da Ancine abaixo. 

 

Ancine.crt..png
Captura de Tela 2021-06-13 às 16.53.05.

Ao finalizar o requerimento será gerada uma GRU para pagamento da taxa da CONDECINE

 

Após o pagamento do boleto, o CRT é enviado em até 3 dias. 

 

 

Com CPB e CRT em mãos o seu clipe está pronto para ser exibido. 

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APRESENTAÇÃO

Deixamos aqui a apresentação usada na consultoria.

Mas qualquer dúvida, não deixa de falar com a gente, ok?

SOBRE PAMELLA GACHIDO

Pamella Gachido tem mais de 15 anos de experiência em gestão, produção executiva e direção artística. Como sócia e diretora da Pedra Onze, realiza diferentes projetos culturais com base na música: gerenciamento de carreira, direção artística e executiva, criação, curadoria, consultoria, além de projetos educacionais.

 

É diretora do programa Caça Joia, exibido pelo Globoplay e Canal Futura, e agencia as carreiras artísticas de Chinaina, Banda Del ReyGuilherme Guedes, Max B.O e Mini Joia.

Pamella é bacharel em Comunicação Social, Rádio e Tv pela Cásper Líbero, e tem especializações em Direito Autoral pelo Instituto Gênesis da PUC RJ em Música, Copyright e Tecnologia, e em Música & Negócios.

 

 

  • Instagram Pamella Gachido

DIREITO AUTORAL E AUTOGESTÃO NA MÚSICA

 

Ainda tem dúvida?

Marca um papo com a gente.

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